Início » Amor materno » Como falar com seus filhos sobre sexo

Como falar com seus filhos sobre sexo


pai-mae-e-filhos-conversando-1427471987326_956x500

O DESAFIO

Algumas décadas atrás, os pais conseguiam ser os primeiros a falar com seus filhos sobre sexo. E eles podiam explicar as coisas aos poucos, de acordo com a idade e a personalidade de cada filho. Agora a realidade é outra. O livro O Efeito Lolita diz: “Cada vez mais cedo, as crianças estão sendo expostas a mensagens sexuais, e o conteúdo sexual na mídia para crianças é cada vez maior.” Será que isso ajuda ou atrapalha o desenvolvimento das crianças?

O QUE VOCÊ DEVE SABER

O conteúdo sexual está em toda a parte. Deborah Roffman, autora do livro Fale Comigo Primeiro,  escreveu: “Imagens sexuais e linguagem de duplo sentido estão em todo lugar: em conversas, propagandas, filmes, livros, músicas, programas de TV, revistas, videogames, outdoors, telefones e computadores. Por isso, muitos [adolescentes, pré-adolescentes e até crianças] concluem, talvez sem perceber, que o sexo deve ser . . . a coisa mais importante da vida.”

Parte da culpa é das propagandas. Profissionais da propaganda e vendedores fazem de tudo para vender peças sensuais para as crianças. Isso faz com que elas, desde bem cedo, se importem demais com a aparência. O livro A Infância Perdida  comenta que os profissionais da propaganda exploram as fragilidades emocionais das crianças. O livro diz: “Todas essas imagens e produtos sexuais não têm a intenção de vender sexo às crianças — têm a intenção de fazê-las comprar.”

Só dizer como funciona não é suficiente. Existe uma diferença entre saber como um carro funciona e ser um bom motorista. Do mesmo modo, os filhos não precisam apenas saber o que é sexo. Eles precisam usar o que sabem para tomar boas decisões.

A conclusão é: Hoje, mais do que nunca, você precisa treinar seus filhos para que eles consigam “distinguir tanto o certo como o errado”.

11jun2014-mae-conversa-com-filho-os-pais-devem-se-esforcar-para-contar-a-verdade-as-criancas-pois-elas-percebem-quando-um-adulto-esta-omitindo-informacoes-1402518336281_615x300

 O QUE VOCÊ PODE FAZER

Não fuja da responsabilidade. Falar com seus filhos sobre sexo talvez seja um pouco esquisito. Mas fazer isso é responsabilidade sua!

Fale aos poucos. Em vez de falar tudo de uma vez, converse com seu filho enquanto vocês fazem atividades do dia a dia ou enquanto estão no carro. Para ajudar seu filho a se abrir, pergunte a opinião dele. Imagine que vocês vejam uma propaganda com uma imagem sensual. Talvez não seja bom perguntar: “Você gosta desse tipo de propaganda?” É melhor perguntar: “Por que você acha que eles usam essas imagens para vender um produto?” Deixe seu filho responder. Depois, pergunte: “O que você acha disso?”

Fale de acordo com a idade. Antes de os filhos irem para a escola, você já pode ensinar os nomes certos dos órgãos sexuais. Também pode mostrar como se proteger de pedófilos. Com o tempo, explique como os bebês nascem. Antes de eles chegarem à puberdade, é preciso que entendam bem os aspectos físicos e morais do sexo.

Ensine valores morais. Desde bem cedo, você deve ensinar valores a seus filhos, como honestidade, responsabilidade e respeito. Esses valores serão como um alicerce para quando você for falar com eles sobre sexo. Também explique o que você considera certo e errado. Por exemplo, se acredita que sexo antes do casamento é errado, diga isso claramente aos seus filhos. Explique por que é errado e quais são as consequências. O livro Uma Longa Conversa Não Basta  diz: “Quando um adolescente sabe que seus pais não aprovam o sexo antes do casamento, é menos provável que ele faça sexo.”

Dê o exemplo. Aja de acordo com o que você ensina. Por exemplo, você ri de piadas imorais? Você se veste de modo sensual? Você flerta? Se fizer essas coisas, vai ser mais difícil ajudar seus filhos a ter bons valores.

O PAPEL DOS PAIS

Algumas pessoas acham que os filhos, incluindo os adolescentes, são mais influenciados pelos colegas do que pelos pais. Mas isso não é verdade. O livro Fale Comigo Primeiro diz: “As crianças procuram orientação para entender o mundo à sua volta. Para isso, elas sempre buscam primeiro a ajuda dos adultos mais próximos. Elas só buscam ajuda em outro lugar quando percebem que esses adultos não estão presentes ou não querem ajudar. . . . Décadas de pesquisa revelaram o que já se imaginava: pais que conversam com seus filhos sobre assuntos como sexo criam jovens responsáveis e capazes de tomar boas decisões. E, mais importante, conseguem evitar que seus filhos desenvolvam tendências ruins.”

Fonte jw.org

posado-por

Anúncios

5 pensamentos sobre “Como falar com seus filhos sobre sexo

  1. Ual… que texto… Jaque, me lembro da minha adolescencia, que minha mãe proibia de ler revistas como “Capricho”, por achar que tinha conteúdo impróprio (diga-se sexo). Fui crescendo achando que era errado e quando tinha dúvidas recorria para as amigas… Nunca tive essa orientação vinda dos pais e sempre fui a favor de começar a conversar sobre sexo com JP desde cedo. Adorei esse ponto de vista. Bjos

    Curtido por 1 pessoa

  2. Nossa! Que texto bom. Parabéns!!! Sabias palavras, tudo bem claro e melhor, mostra que a responsabilidade pelo que nossos aprendem é única e exclusivamente nossa.
    Mais uma vez parabéns!!

    Curtir

Participe! Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s